Gestante&Bebê
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coto Umbilical

Ir para baixo

Coto Umbilical Empty Coto Umbilical

Mensagem  Djane Senna Ter Ago 24, 2010 10:26 am

Uma das grandes preocupações da gestante no que se refere aos cuidados com o bebê é em relação à adequada higiene e posterior curativo do coto umbilical. “Com experiência de vinte anos trabalhando com gestantes e bebês pude perceber que cada mãe carrega a mesma preocupação, principalmente se for o primeiro filho”. Muitas amigas experientes e parentas dão inúmeras dicas e conselhos para a futura mamãe, mas o ideal é buscar a opinião de um profissional de saúde atualizado. Neste caso, a técnica correta da higiene e posterior curativo do coto umbilical que realizo como professora da Faculdade de Enfermagem da UFRJ para as futuras enfermeiras é a mesma que ensino aos futuros pais nos cursos para gestantes, desta forma eles terão a segurança do rigor da técnica correta. O coto umbilical deve ser bem cuidado para evitar inflamações e infecções graves que podem repercutir na saúde do recém-nato, medidas simples e bem orientadas significam a garantia do bem estar da criança, além das mães os pais também devem aprender, pois as ajudam nos cuidados.

As recomendações são as seguintes:

• Higienização - Durante o banho de banheira o coto umbilical pode e deve ser molhado com água e sabão para facilitar o desprendimento dos resíduos de secreções que ali se acumulam, e enxaguado com água de um jarro assim como todo o corpo do bebê para remover os resíduos de sabão. (Vale ressaltar que até que ocorra a queda do coto e sua total cicatrização a água do banho deve ser filtrada e fervida, a banheira bem higienizada e o sabonete neutro de glicerina). O perigo não está em molhar o coto umbilical conforme diziam os antigos, mas sim em não secá-lo adequadamente, pois devemos mantê-lo seco e arejado para que possa ocorrer a boa cicatrização.

• Curativo: Deve ser realizado após o banho e sempre que perceber que houve contato de urina ou fezes por ocasião da troca de fraldas.

• Após o banho: segure o clampe por uma das extremidades (espécie de pregador que prende o coto umbilical), seque o coto umbilical com gaze esterilizada desde a base, de baixo para cima primeiro à frente, jogue fora à gaze, repita na parte posterior do coto, seque o local do corte com outra gaze e seque o clampe. Com um cotonete seque a parte da frente da inserção do coto umbilical (onde ele nasce junto à barriga do bebê), os movimentos devem ser delicados e toda a umidade deve ser retirada, repita na parte posterior (não esfregue o cotonete, apenas toque levemente). Troque o cotonete assim que estiver sujo ou úmido. Uma vez que o coto esteja seco, forre na barriga do bebê ao redor do coto uma gaze (para o álcool a 70% não escorrer para a genitália do bebê), comece a pingar álcool a 70% com um conta gotas no coto umbilical começando da inserção e vá subindo até que todo o coto tenha recebido o álcool a 70%. Senão tiver um conta gotas novo derrame álcool a 70% em uma gaze e aplique do mesmo jeito.Após aplicação direta de álcool a 70% no coto, envolva o coto com uma gaze e a umedeça com álcool. Esta gaze tem a finalidade de proteger o coto do atrito com a fralda e de resíduos e manter mais tempo o álcool a 70% em contato com o coto. Por ser apenas uma gaze não abafa o coto e o protege.

• A cada troca de fraldas: estando a gaze limpa deve-se pingar mais álcool a 70%, caso a gaze esteja suja de urina ou fezes deve ser trocada e o coto umbilical novamente higienizado com água filtrada e fervida para remover a sujidade. No caso de meninos, ao se colocar a fralda deve-se prestar atenção para o pênis ser direcionado para baixo evitando molhar o coto umbilical de urina. Não se deve colocar moedas ou cinteiros, pois abafam o coto impedindo a aeração necessária favorecendo a umidade e a colonização de micróbios. A boa cicatrização depende de boa higiene, álcool a 70% que mumifica rapidamente o coto umbilical e a ventilação. A fralda na região umbilical deve ser frouxa para não tracionar o coto umbilical evitando acidentes locais. A queda do coto deve ocorrer em torno de sete dias, alguns caem com cinco dias outros com dez, depende da espessura do coto e dos cuidados destinados a ele.

• Recomendações importantes: O coto não dói, pois não é inervado. Lave muito bem as mãos e debaixo das unhas, mantenha as unhas aparadas e retire os anéis e pulseiras antes de lavar as mãos. Mantenha a gaze esterilizada dentro de sua embalagem original, só retire o necessário e feche sempre o pacote com cuidado. Com o cotonete o cuidado deve ser o mesmo, compre um pacote destinado apenas para o bebê. Mantenha todos os utensílios para o curativo em local limpo e longe da poeira. Aplique somente álcool a 70%, que é encontrado nas farmácias comuns ou de manipulação. Após o coto cair continue com os cuidados até a cicatrização total do local. Em alguns casos, persiste no local uma área de tecido branco-amarelado denominado granuloma umbilical, caso permaneça úmido este local, a maternidade ou o pediatra deve ser procurado para a mãe receber orientações específicas. Da mesma forma caso o coto umbilical ou o local da queda do coto apresente sangramento, saída de secreção espontânea e/ou acompanhada de mau cheiro e febre.
Djane Senna
Djane Senna
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 47
Localização : Manaus

http://agrandefamilia.bloggeiros.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos